A impressionante nuvem em forma de "couve-flor", visível a mais de 100 quilómetros de distância, gerou fascínio e preocupação nas redes sociais. Este fenómeno, cujo nome técnico é *cumulus flammagenitus*, ocorre quando o calor intenso de um incêndio florestal ou erupção vulcânica gera “ascensões vigorosas de ar muito quente, misturado com gases e partículas de fumo e cinzas”. À medida que esta coluna de fumo ganha altitude e atinge níveis atmosféricos mais frios, o vapor de água condensa-se, formando uma nuvem com o topo a assemelhar-se a uma couve-flor.
Vários utilizadores das redes sociais partilharam imagens do pirocúmulo, expressando um misto de admiração pela sua beleza visual e preocupação pela sua origem destrutiva.
Um utilizador na plataforma X (antigo Twitter), Ignacio Villaverde, partilhou um vídeo com a legenda “El yunque!!!!! Mirad el yunque!!!!
Qué santa barbaridad”, ilustrando o espanto perante a magnitude do fenómeno.
A nuvem de fumo massiva tornou-se um símbolo visual do poder do incêndio, servindo como um lembrete impressionante da energia libertada e do impacto ambiental dos fogos que assolam o país.
Fontes: 1.
NiT 2.
CNN Portugal 3.
Fonte não mencionada 4. Fonte não mencionada 5. Fonte não mencionada