
Tragédia do submersível Titan era 'evitável', conclui relatório da Guarda Costeira dos EUA
A implosão do submersível Titan em junho de 2023, que resultou na morte de cinco pessoas durante uma expedição aos destroços do Titanic, poderia ter sido evitada, de acordo com um relatório da Guarda Costeira dos Estados Unidos. A investigação aponta para falhas graves de segurança e uma cultura tóxica na OceanGate, a empresa operadora. O relatório oficial conclui que a tragédia foi o resultado direto do desrespeito da empresa pelos protocolos de engenharia estabelecidos para a segurança, testes e manutenção de submersíveis. O CEO da OceanGate, Stockton Rush, que também faleceu no incidente, foi particularmente criticado por ter "ignorado completamente" dados críticos, procedimentos de manutenção e inspeções vitais. A investigação revelou o que foi descrito como uma "cultura de segurança tóxica", na qual os avisos sobre as falhas de segurança do aparelho foram desconsiderados em prol da inovação e da redução de custos. A implosão, que se acredita ter sido instantânea devido à imensa pressão nas profundezas do oceano, levantou um debate global sobre a regulamentação de expedições em águas internacionais e os perigos do turismo de aventura de alto risco. Na sequência das conclusões do relatório, os familiares de duas das vítimas exigiram uma regulamentação mais rigorosa para evitar que tragédias semelhantes se repitam, sublinhando que a perda de vidas foi consequência de uma negligência flagrante e de uma série de decisões irresponsáveis por parte da empresa.



Artigos
6





Atualidade
Ver mais
ICNF garante estabilização urgente para evitar derrocadas na Peneda-Gerês
A Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) vão "avançar já" com uma "estabilização de emergência" do território queimado na Peneda-Gerês, para evitar derrocadas e contaminação da água, revelou hoje o Governo.

Homem ilegal em Portugal detido pela PSP no Colombo
A PSP deteve um homem no Centro Comercial Colombo depois de ter sido intercetado e de se ter verificado "que não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".

Maioria dos portugueses preocupa-se com ambiente mas pouco faz

Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos, "toxicodependente e sem-abrigo", por suspeitas de furto no Estoril. O homem levou uma 'Playstation', duas viaturas BMW e um Mercedes e ainda uns ténis.