A sua destruição pelo fogo foi descrita como uma perda significativa, não apenas material, mas também sentimental. As imagens da icónica paisagem "engolida" pelo fumo intenso circularam, simbolizando a forma como o incêndio consumiu não só a floresta, mas também locais de lazer e de ligação com a natureza. A perda do baloiço, classificado como uma "vítima" do incêndio, representa um microcosmo da tragédia maior, ilustrando como os fogos florestais destroem não apenas ecossistemas e bens materiais, mas também marcos culturais e pontos de referência que fazem parte da identidade de uma região.
Fogo na Serra da Lousã destrói icónico Baloiço do Trevim
O incêndio que devastou a Serra da Lousã reclamou uma vítima simbólica e muito querida por visitantes de todo o país: o icónico Baloiço do Trevim. Localizado no ponto mais alto da serra, o baloiço foi consumido pelas chamas, deixando um vazio na paisagem e nas memórias de quem o visitou. O Baloiço do Trevim era mais do que uma simples estrutura de madeira; tornou-se um dos pontos turísticos mais emblemáticos da região Centro, atraindo milhares de pessoas que procuravam a fotografia perfeita com a paisagem serrana como pano de fundo.


Artigos
2
Ambiente.

Tribunal confirmou pena efetiva O conteúdo Braga: Três anos de cadeia para homem que chantegeava mulher casada com quem se envolveu aparece primeiro em O MINHO.

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Coruche deteve, na semana passada, sete indivíduos suspeitos de envolvimento numa rede de tráfico de estupefacientes que actuava nos concelhos de Benavente, Salvaterra de Magos, Sintra, Setúbal e Vendas Novas. Os detidos, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram presentes a tribunal. Cinco vão aguardar o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva e os restantes dois saíram em liberdade. “No âmbito de uma investigação relacionada com o...

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Um homem de 96 anos faleceu no sábado à noite após ter sido agredido por outro residente, de 92 anos, num lar de idosos em Garvão, concelho de Ourique, informou a GNR. Segundo o Comando Territorial de Beja, o agressor começou de forma inesperada a atacar outros utentes do lar com recurso a um ferro. […] O Artigo Idoso morre após agressões com ferro em lar de Garvão o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.







