Os animais, ainda com os olhos fechados e totalmente indefesos, foram resgatados graças a um alerta da Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua (ALAAR). A associação lançou um pedido de “ajuda urgente” através das redes sociais, descrevendo o estado vulnerável dos animais: “Ainda nem abriram os olhos!!!

Estão completamente indefesos e dependem de nós para sobreviver”.

O apelo mobilizou rapidamente a comunidade e, felizmente, a situação teve um desfecho positivo.

A ALAAR informou mais tarde que foi encontrada uma solução para os cachorros. “Arranjamos uma mamã com leite que os está a alimentar!

Obrigada a todos que colaboraram”, escreveu a associação.

Este caso bizarro e desumano destaca a gravidade do problema do abandono de animais em Portugal, um ato que é considerado crime pela legislação portuguesa.

A lei estipula que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”. O incidente serve como um lembrete sombrio da crueldade que os animais podem enfrentar, mas também da capacidade de resposta e solidariedade da comunidade quando confrontada com tais atos.