Os incidentes ocorreram no final de julho e na segunda semana de agosto, resultando na interdição da Praia da Nazaré nos dias 1 e 13 de agosto. Na sequência do primeiro episódio, 116 pessoas foram assistidas na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria com sintomas relacionados com a contaminação da água. O presidente da Câmara, Manuel Sequeira, admitiu ter “desconfianças de vária ordem” e não descartou a possibilidade de os problemas terem sido causados deliberadamente. A autarquia suspeita que o entupimento de uma conduta de saneamento com cerca de 60 anos possa estar relacionado com “algumas obras ilegais [com ligação à conduta]” ou com a “colocação de produtos não convenientes na canalização”, como “óleos, gorduras”, alegadamente provenientes de restaurantes. Manuel Sequeira afirmou que a Câmara tem provas de que “a água sai na última caixa de visita em condições límpidas, transparentes, e chega ao pluvial em condições menos boas”. A queixa ao Ministério Público visa apurar se há matéria para uma investigação criminal, num caso que se destaca pela sua natureza bizarra e pelo grave impacto na saúde pública e na imagem de um dos principais destinos turísticos do país.
Descargas de esgotos na Nazaré levam mais de 100 pessoas ao hospital
A popular estância balnear da Nazaré enfrentou uma crise de saúde pública após duas descargas de esgotos terem contaminado a água da praia, obrigando à interdição de banhos e levando mais de uma centena de pessoas a procurar assistência médica. A autarquia, suspeitando de sabotagem ou negligência, apresentou uma queixa contra desconhecidos no Ministério Público para que as causas sejam investigadas.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera estará ativo entre as 11:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 20:00 de segunda-feira.

Uma semana depois de ser absolvido, o paradeiro de Fernando Valente é desconhecido — e o desaparecimento de Mónica Silva continua a intrigar o país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para segunda-feira para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido às previsões de vento. O aviso amarelo para as ilhas das Flores e do Corvo, por causa do vento (direção de sudoeste, rodando para noroeste), estará ativo entre as 11:00 […] O conteúdo Flores e Corvo com aviso amarelo na segunda-feira devido ao vento aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos já realizaram este ano quatro partos, ajudando a nascer igual número de bebés, e este domingo 9 de novembro, viveram a última dessas experiências. Acionados pelas 20.28 horas, para uma parturiente em trabalho de parto, residente em Salvaterra de Magos, a equipa, composta pelos bombeiros Isabela Sousa e […] The post Bombeiros de Salvaterra de Magos já ajudaram quatro bebés a nascer. O último foi este domingo first appeared on Notícias do Sorraia.







