A tentativa bizarra envolveu o arremesso de pacotes por cima da vedação, tendo sido frustrada pela vigilância prisional. O incidente ocorreu na noite de 9 de setembro, quando a vigilância da prisão detetou “a presença de um estranho nos terrenos agrícolas, junto à rede de vedação das áreas prisionais”. O suspeito arremessou objetos para um pátio, o que levou um guarda prisional na torre de vigilância a efetuar vários disparos de aviso e a dar o alerta.

Foi iniciada uma perseguição ao intruso, que já tinha cumprido pena naquela prisão. A GNR de Aveiras de Cima foi chamada ao local, mas à sua chegada o homem já tinha sido detido pelos guardas prisionais.

As autoridades apreenderam dois embrulhos que “haviam sido arremessados por cima da rede e que ficaram presos nas suas lâminas”, contendo 15 telemóveis, respetivos carregadores e outros acessórios.

Segundo a GNR, os equipamentos destinavam-se a permitir que os reclusos estabelecessem “comunicações com o exterior”. Após o incidente, os guardas prisionais realizaram uma recontagem preventiva dos reclusos, concluindo que “a ocorrência nada tinha a ver com evasão ou com tentativa de evasão”.

O detido foi constituído arguido e o caso continua sob investigação.