O suspeito, que possui dupla nacionalidade portuguesa e angolana, fugiu de casa ao saber da denúncia, mas foi localizado e detido num bairro social no Porto. Foi presente ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima, que decretou a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva. O homem está indiciado pela prática de "múltiplos crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de menores dependentes ou em situação de particular vulnerabilidade". A natureza prolongada e transcontinental dos abusos, culminando na gravidez da própria filha, torna este um dos casos mais chocantes e bizarros de violência doméstica e sexual recentemente reportados.
Homem detido em Ponte de Lima por abusar das duas filhas menores e engravidar uma delas
Um homem de 37 anos foi detido e colocado em prisão preventiva por suspeitas de abusar sexualmente das suas duas filhas menores, de 14 e 9 anos, e de ter engravidado a mais velha. Os abusos, que terão começado em Angola e continuado em Portugal, foram descobertos quando a filha de 14 anos fez um teste de gravidez com resultado positivo. Este caso de contornos bizarros e trágicos veio a público após a filha mais velha, ao descobrir a gravidez, ter relatado os factos a um familiar, que prontamente apresentou queixa às autoridades. A investigação, conduzida pela Polícia Judiciária de Braga, não só confirmou os abusos contra a adolescente de 14 anos, que eram praticados desde os seus sete anos, como também revelou que a irmã mais nova, de 9 anos, era igualmente vítima. Os crimes terão tido início em Angola, onde as meninas residiam, e continuaram em Portugal após se terem mudado para Ponte de Lima no final de 2024 para viver com o pai.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A possibilidade de uma paralisação dos médicos tarefeiros nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem levantado forte preocupação entre profissionais e antigos responsáveis do setor. O antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, classificou o cenário como “uma situação de emergência nacional”, considerando o impacto que tal medida teria no funcionamento das urgências […] O Artigo Paralisação dos médicos tarefeiros seria uma “emergência nacional”, alertam especialistas. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Trinta médicos do serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra enviaram uma carta ao bastonário da Ordem a relatar uma situação que classificam de insustentável. Denunciam o incumprimento crónico dos rácios de segurança nas escalas, com equipas reduzidas e pouco diferenciadas, um cenário que resulta em tempos de espera superiores a 24 horas e que compromete a dignidade da prática clínica e a segurança dos utentes

Olga Madeira, Psicóloga

A maioria dos homens portugueses está pouco ou nada familiarizada com as doenças do seu aparelho reprodutor, que podem afetar a fertilidade, o bem-estar e a saúde sexual. Termos como orquite ou epididimite são desconhecidos, o que revela um défice de literacia e de acompanhamento médico preventivo. Segundo o inquérito “Atitudes em relação à fertilidade […] O conteúdo OS HOMENS POUCO OU NADA SABEM SOBRE AS DOENÇAS DO SEU APARELHO REPRODUTOR aparece primeiro em Comercio e Noticias.






