A investigação, que poderá passar para a alçada da Polícia Judiciária por envolver tráfico internacional, procura agora determinar a origem e o destino final da droga, suspeitando-se que o veleiro tenha partido do continente africano.
GNR apreende veleiro com quase 800 quilos de haxixe no Rio Guadiana
A Guarda Nacional Republicana deteve dois cidadãos espanhóis e apreendeu 786 quilos de haxixe a bordo de um veleiro que navegava no Rio Guadiana, junto ao Pomarão, em Mértola. A utilização de uma embarcação de recreio num rio interior representa uma tática invulgar para contornar a vigilância policial, habitualmente focada em lanchas rápidas no mar. A operação, desencadeada pelo Destacamento Territorial de Almodôvar, resultou da deteção de uma "atividade suspeita" durante ações de vigilância na zona ribeirinha. A abordagem à embarcação permitiu descobrir uma carga maciça de estupefacientes, equivalente a mais de 1,5 milhões de doses individuais. A escolha de um veleiro, um tipo de barco não associado habitualmente a atividades de narcotráfico de alta velocidade, e a navegação pelo interior do rio Guadiana, sugerem uma tentativa de iludir as autoridades, que concentram grande parte da sua vigilância em lanchas voadoras no oceano. O comandante do Destacamento Territorial de Almodôvar, capitão José Carvalho, explicou ao Jornal de Notícias que o Guadiana "é um rio que já é conhecido" para este tipo de crime, mas a utilização de um veleiro de recreio gerou "alguma confusão" inicial. Além da droga, foram apreendidos três telemóveis, um computador portátil, um tablet e outros equipamentos de comunicação. Os dois detidos, de 42 e 55 anos, foram presentes ao Tribunal Judicial de Beja.



Artigos
14Atualidade
Ver mais
Militar do posto de Mirandela pedia para infratores pagarem multas em dinheiro, alegando que terminal de multibanco não funcionava. Foi detido pela Polícia Judiciária.

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, deteve um homem de 30 anos, fortemente indiciado pela prática do crime de homicídio na forma tentada, ocorrido na tarde de 1 de Novembro, no concelho de Ribeira Grande, do qual foi vítima um homem de 24 anos. O crime terá sido motivado […]

Suspeito chegou a mostrar material íntimo da ex-mulher a familiares e amigos.

Inundação em centro educativo de Odivelas. Empresa municipal propõe 17 mil euros, mas lesada pede mais de 70 mil euros.






