Um incidente insólito e potencialmente perigoso ocorreu na Linha do Sul, quando um comboio Intercidades que fazia a ligação entre Lisboa e Faro perdeu uma das suas carruagens em plena viagem. O episódio aconteceu na tarde de segunda-feira, no troço entre Grândola e Canal Caveira, quando o engate que unia duas das carruagens se partiu.

Felizmente, não houve feridos a registar, uma vez que os sistemas de segurança atuaram conforme previsto. A quebra do engate provocou uma rutura na conduta geral de freio, o que acionou a paragem automática de ambas as partes da composição, imobilizando-as em segurança na via. O comboio, que partira de Lisboa-Oriente às 14h02, ficou parado em plena linha, com uma carruagem isolada a alguns metros do resto da composição. A situação obrigou à interrupção da circulação ferroviária e exigiu uma solução de resgate invulgar: um comboio de mercadorias da Medway, que circulava nas proximidades, teve de interromper a sua rota, largar os seus vagões e rebocar o comboio de passageiros até à estação de Grândola. Fontes do setor ferroviário apontam para uma falha de manutenção como a causa provável do incidente, uma preocupação crescente dado que, segundo a imprensa, uma em cada cinco carruagens dos Intercidades está imobilizada nas oficinas por falta de manutenção ou avarias, devido à escassez de operários e constrangimentos orçamentais. O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) já abriu uma análise preliminar ao caso.