Apesar de não estar presente, a apresentadora fez questão de marcar presença através de uma mensagem gravada, onde partilhou uma reflexão sobre a perseverança e os desafios enfrentados pelas mulheres. A diretora de Ficção e Entretenimento da TVI não compareceu ao evento que decorreu no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, no sábado, 6 de dezembro, optando por não abdicar do seu dia de folga.

No entanto, a sua mensagem foi transmitida durante a gala, conduzida por Manuel Luís Goucha.

Nas suas palavras, Cristina Ferreira falou sobre a dificuldade em realizar os seus sonhos, afirmando que o seu testemunho serve para que “outras meninas que ousam sonhar alto saibam que apesar dos muitos desafios, vale sempre a pena continuar”.

A apresentadora sublinhou as dificuldades acrescidas para o género feminino: “Falo propositadamente no feminino porque, regra geral, o caminho é mais longo e as subidas mais íngremes para nós as mulheres”.

A sua mensagem terminou com um apelo à resiliência e à união pela causa da Associação Sara Carreira, com a frase inspiradora: “Porque quando temos um sonho, coragem (…) e o coração do sítio certo… ninguém nos pode parar”.

A ausência física da principal figura feminina da estação num evento de grande importância para a TVI e para a família Carreira foi notada, mas a sua participação através de vídeo permitiu-lhe associar-se à causa e transmitir uma mensagem de força e empoderamento.