Diversos artigos mencionam a sucessão papal como um facto consumado, referindo-se a Leão XIV como o “atual Papa”. A inauguração do Parque Papa Francisco, anteriormente designado Parque Tejo, em Lisboa, a 24 de julho de 2025, serviu como uma homenagem póstuma ao pontífice. O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que “nós tínhamos de agradecer ao Papa Francisco, dando-lhe o nome deste parque”, recordando a sua mensagem de inclusão “todos, todos, todos”. A cerimónia contou com a bênção do patriarca de Lisboa, Rui Valério, e a leitura de uma mensagem do novo Papa Leão XIV, que agradeceu a homenagem e recordou “o rosto feliz do Papa Francisco no meio dos jovens”. O novo pontífice expressou o desejo de que se perpetue “o eco do seu veemente apelo à paz”. O Jubileu dos Jovens, a decorrer em Roma, também já é presidido por Leão XIV, que dirigiu mensagens aos migrantes e refugiados, descrevendo-os como “mensageiros de esperança”. A morte de Francisco, segundo os textos, ocorreu após a sua última participação numa JMJ, precisamente em Lisboa, um evento que juntou 1,5 milhões de pessoas e deixou uma marca “inesquecível” na cidade.
Morte do Papa Francisco e sucessão por Leão XIV marcam eventos em Lisboa
A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, a 21 de abril de 2025, conforme relatado nos artigos, marcou o fim de um pontificado histórico e desencadeou uma transição no Vaticano, com a ascensão do Papa Leão XIV. A notícia surge no contexto da inauguração do Parque Papa Francisco em Lisboa, um legado da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023.



Artigos
5
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Beja foi palco, esta semana, de anúncios significativos para a cidade e o concelho, durante a visita da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Entre as novidades apresentadas, destaca-se o investimento de 60 milhões de euros destinado à modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, acompanhado do reforço do compromisso do Governo […] O Artigo Jardim Público de Beja será o primeiro “abrigo climático” do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Lucinete Freitas, ama brasileira de 55 anos, desabafou com o marido poucos dias antes de ser assassinada pela patroa, na...

A Associação Integrar lança esta segunda-feira a 16.ª edição da campanha “Vamos Aquecer Coimbra” (2025-2026). Esta campanha destina-se à angariação de bens necessários nos giros de rua, realizados pela Equipa de Apoio Social Directo – Equipa de Rua, para distribuição às pessoas em situação de sem-abrigo. Cobertores, agasalhos, cevada, leite, açúcar, copos de papel são […]

O Tribunal Federal da Suíça confirmou a atribuição do montante total da indemnização por danos morais a Joana, a jovem que presenciou o homicídio do companheiro num restaurante de kebab em Morges, no cantão de Vaud, em setembro de 2020. A notícia foi avançada pela RTS (Rádio Televisão Suíça).Joana mantinha uma relação com João, cidadão […] O conteúdo Suíça mantém indemnização à portuguesa que presenciou homicídio em Morges aparece primeiro em BOM DIA.






