O idoso, vítima de um enfarte agudo do miocárdio, morava a apenas dois quilómetros da sede da VMER de Bragança. Apesar da proximidade, o socorro demorou a chegar. O relatório da IGAS concluiu que o primeiro contacto para o 112 foi feito às 15:45, mas as manobras de suporte básico de vida só se iniciaram às 17:08. A VMER, uma vez ativada, demorou apenas cinco minutos a chegar ao local. O tempo total decorrido entre o primeiro pedido de ajuda e a chegada de meios diferenciados foi de aproximadamente uma hora e vinte minutos. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou que, apesar das conclusões do relatório, entende não haver nexo de causalidade entre a morte do homem e a greve do INEM que decorria na altura. A situação gerou indignação e motivou a abertura de um inquérito pela IGAS para apurar responsabilidades na demora da assistência, que poderá ter sido fatal para o utente.
Morte de idoso em Bragança após longa espera por socorro gera inquérito
A morte de um homem de 86 anos em Bragança, após esperar mais de uma hora e vinte minutos por assistência médica, está a ser investigada pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). O caso levanta sérias questões sobre a capacidade de resposta do INEM, especialmente porque a vítima residia a apenas dois quilómetros da base da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).



Artigos
5Atualidade
Ver mais
O Comando Territorial do Porto, através do Subdestacamento Territorial da Maia, no dia 5 de novembro, deteve em flagrante delito um homem de 51 anos, por violência doméstica, no concelho da Maia. No âmbito de uma denúncia a dar conta de uma situação de violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram […]

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) realizou, a 18 de outubro, no Centro Social de Maxiais, uma ação de sensibilização dedicada ao tema “Diabetes Mellitus: compreender, prevenir e diagnosticar”. A sessão contou com a participação da Dr.ª Olga Korobka Guerra e das enfermeiras Olinda Monsanto e Elisa Vaz, que abordaram os principais […] O conteúdo ULS de Castelo Branco promove ação de sensibilização sobre Diabetes Mellitus aparece primeiro em Beira Baixa TV.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros Os dados constam de uma nota da GNR para assinalar o arranque da operação “Moto V”, que visa a fiscalização e patrulhamento e assegurar a segurança […] O conteúdo Operação “Moto V” – GNR reforça fiscalização rodoviária em Évora e Beja aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

A celebrar 45 anos de existência, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha realizou três sessões para reafirmar o seu papel como ponte entre famílias, alunos e a escola. Quase meio século depois, a Associação mantém-se ativa, promovendo o diálogo e a cooperação com a comunidade educativa, num […]






