O idoso, vítima de um enfarte agudo do miocárdio, morava a apenas dois quilómetros da sede da VMER de Bragança. Apesar da proximidade, o socorro demorou a chegar. O relatório da IGAS concluiu que o primeiro contacto para o 112 foi feito às 15:45, mas as manobras de suporte básico de vida só se iniciaram às 17:08. A VMER, uma vez ativada, demorou apenas cinco minutos a chegar ao local. O tempo total decorrido entre o primeiro pedido de ajuda e a chegada de meios diferenciados foi de aproximadamente uma hora e vinte minutos. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, afirmou que, apesar das conclusões do relatório, entende não haver nexo de causalidade entre a morte do homem e a greve do INEM que decorria na altura. A situação gerou indignação e motivou a abertura de um inquérito pela IGAS para apurar responsabilidades na demora da assistência, que poderá ter sido fatal para o utente.
Morte de idoso em Bragança após longa espera por socorro gera inquérito
A morte de um homem de 86 anos em Bragança, após esperar mais de uma hora e vinte minutos por assistência médica, está a ser investigada pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). O caso levanta sérias questões sobre a capacidade de resposta do INEM, especialmente porque a vítima residia a apenas dois quilómetros da base da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).



Artigos
5
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação Beja foi palco, esta semana, de anúncios significativos para a cidade e o concelho, durante a visita da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Entre as novidades apresentadas, destaca-se o investimento de 60 milhões de euros destinado à modernização e eletrificação da Linha do Alentejo, acompanhado do reforço do compromisso do Governo […] O Artigo Jardim Público de Beja será o primeiro “abrigo climático” do país o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Lucinete Freitas, ama brasileira de 55 anos, desabafou com o marido poucos dias antes de ser assassinada pela patroa, na...

A Associação Integrar lança esta segunda-feira a 16.ª edição da campanha “Vamos Aquecer Coimbra” (2025-2026). Esta campanha destina-se à angariação de bens necessários nos giros de rua, realizados pela Equipa de Apoio Social Directo – Equipa de Rua, para distribuição às pessoas em situação de sem-abrigo. Cobertores, agasalhos, cevada, leite, açúcar, copos de papel são […]

O Tribunal Federal da Suíça confirmou a atribuição do montante total da indemnização por danos morais a Joana, a jovem que presenciou o homicídio do companheiro num restaurante de kebab em Morges, no cantão de Vaud, em setembro de 2020. A notícia foi avançada pela RTS (Rádio Televisão Suíça).Joana mantinha uma relação com João, cidadão […] O conteúdo Suíça mantém indemnização à portuguesa que presenciou homicídio em Morges aparece primeiro em BOM DIA.






