menulogo
Notícias Agora
user
Local July 26, 2025

Luto na indústria criativa portuguesa com a morte de Filipe Duarte Pina

O setor dos videojogos e da banda desenhada em Portugal está de luto pela morte do argumentista, designer e produtor Filipe Duarte Pina, aos 46 anos, vítima de doença oncológica. O seu falecimento, ocorrido em Lisboa, representa uma perda significativa para a indústria criativa nacional, onde foi uma figura pioneira.

News ImageNews ImageNews Image

Nascido em Santarém a 12 de janeiro de 1979, Filipe Duarte Pina deixou uma marca indelével em múltiplas áreas criativas. A sua carreira na banda desenhada começou em 2003 com a BD digital "Fraggers", em colaboração com o irmão Rafael Pina e o desenhador Filipe Andrade, com quem também lançou o seu primeiro álbum, "BRK", em 2009. Mais recentemente, assinou a obra "Macho-Alfa" com Osvaldo Medina, cujo quarto volume tem publicação póstuma prevista para o outono. No entanto, foi no universo dos videojogos que o seu trabalho ganhou maior projeção internacional. Foi cofundador das empresas Nerd Monkeys e SeedStudios, e coproduziu "Under Siege" (2011), reconhecido como o primeiro videojogo português para a PlayStation, que foi comercializado em mais de 60 países. O seu portefólio inclui ainda títulos como "Murder in the Hotel Lisbon", "Express Killer" e "Out of Line". Além da sua faceta de criador, dedicou-se ao ensino, tendo lecionado em instituições como a Escola Superior de Artes e Design (Porto) e o IADE (Lisboa), onde cofundou uma pós-graduação em design de videojogos. O seu velório realiza-se na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, seguido do funeral no sábado para o cemitério do Feijó.

ai briefingEm resumo
Filipe Duarte Pina foi uma figura central na modernização da indústria criativa portuguesa, deixando um legado pioneiro tanto na banda desenhada como nos videojogos, com projetos de alcance internacional que ajudaram a projetar o talento nacional.

Artigos

4
Close