menulogo
Notícias Agora
user
Local July 27, 2025

Morte do argumentista e produtor de videojogos Filipe Duarte Pina

O falecimento do argumentista, designer e produtor de videojogos Filipe Duarte Pina, aos 46 anos, vítima de doença oncológica, representa uma perda significativa para a indústria criativa portuguesa. O seu trabalho pioneiro na banda desenhada e nos videojogos deixou uma marca indelével no setor.

News ImageNews ImageNews Image

Nascido em Santarém a 12 de janeiro de 1979, Filipe Duarte Pina iniciou a sua carreira na banda desenhada em 2003 com a BD digital "Fraggers", em colaboração com o desenhador Filipe Andrade e o seu irmão Rafael Pina. O seu primeiro álbum, "BRK", foi publicado em 2009. Mais recentemente, a partir de 2021, assinou a obra "Macho-Alfa" com o desenhador Osvaldo Medina, cujo quarto volume tem publicação póstuma prevista. Ao longo de duas décadas, a sua carreira focou-se principalmente no universo dos videojogos, onde cofundou as empresas Nerd Monkeys e SeedStudios. Um dos seus feitos mais notáveis foi a coprodução de "Under Siege" (2011), reconhecido como o primeiro videojogo português para a PlayStation, que alcançou distribuição em mais de 60 países. Outros projetos de relevo incluem "Murder in the Hotel Lisbon", "Express Killer" e "Out of Line". Para além do seu trabalho como criador, Filipe Duarte Pina dedicou-se também ao ensino, lecionando na Escola Superior de Artes e Design (Porto), na Escola de Tecnologias Inovação e Criação (Lisboa) e cofundou uma pós-graduação em design de videojogos na IADE. O seu velório realizou-se na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada, seguido do funeral para o cemitério do Feijó.

ai briefingEm resumo
A morte prematura de Filipe Duarte Pina priva a indústria criativa portuguesa de um dos seus talentos mais versáteis e pioneiros. O seu legado estende-se da banda desenhada aos videojogos, onde não só produziu obras de relevo, como também contribuiu para a formação de novas gerações de criadores.

Artigos

5
Close