Morreu Horst Mahler, cofundador do grupo de extrema-esquerda RAF e posterior neonazi
Horst Mahler, figura controversa da história alemã que cofundou o grupo armado de extrema-esquerda Fração do Exército Vermelho (RAF) antes de se tornar um ativista neonazi, morreu no domingo em Berlim, aos 89 anos. O seu percurso paradoxal marcou décadas de radicalismo político na Alemanha, sendo uma das suas figuras mais polarizadoras do pós-guerra. Nascido em 1936, Mahler iniciou a sua carreira como advogado, defendendo figuras de renome da esquerda alemã. Em 1970, juntou-se a Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin na fundação da RAF, um dos mais notórios grupos de guerrilha urbana da Europa. Após receber treino de grupos armados palestinianos na Jordânia, foi preso e condenado por participar em assaltos e na tentativa de libertação de Baader. Durante o seu tempo na prisão, distanciou-se da RAF e, após ser libertado em 1980, voltou a exercer advocacia. Na década de 1990, a sua trajetória política sofreu uma viragem radical, adotando posições conservadoras, nacionalistas e, por fim, abertamente neonazis e antissemitas. Foi membro do partido neonazi NPD, que abandonou por o considerar demasiado moderado, e foi repetidamente condenado por incitar ao ódio racial e por negar o Holocausto. Em 2017, chegou a fugir para a Hungria para evitar o cumprimento de uma pena, mas foi devolvido às autoridades alemãs.


Artigos
2
Com custos a subir e a procura pelos serviços em crescimento, o Centro Social da Ilha – Obra da Sagrada Família enfrenta um período exigente. A instituição, uma das maiores do país no sector solidário, depende hoje, mais do que nunca, do apoio da comunidade para manter as portas abertas na Guia, Ilha e Mata […] O post A enfrentar um período exigente, Centro Social da Ilha precisa do apoio da comunidade aparece primeiro no Pombal Jornal.


Vítima foi localizada apenas na manhã seguinte ao acidente, após ter permanecido exposta ao frio e à chuva

"Neste momento, não há risco de toxicidade para a população", declarou a prefeitura, que ordenou aos habitantes que permanecessem em casa. Foram activados planos de emergência.






