A morte de Nuno Portas, natural de Vila Viçosa, gerou uma onda de homenagens a nível nacional, refletindo a sua profunda influência em múltiplas gerações de arquitetos, urbanistas e decisores políticos. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evocou-o como “uma das personalidades mais visionárias e brilhantes” da segunda metade do século XX português. A Ordem dos Arquitectos declarou “luto oficial”, descrevendo-o como “o maior arquiteto-urbanista da história contemporânea”. O seu percurso profissional, iniciado no atelier de Nuno Teotónio Pereira, foi marcado por projetos icónicos como a Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa, galardoada com o Prémio Valmor. Após o 25 de Abril de 1974, como Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo, Nuno Portas foi o impulsionador do SAAL, um programa revolucionário que visava dar resposta às carências habitacionais e que se tornou um marco na política de habitação em Portugal. A sua visão defendia que a arquitetura e o urbanismo deveriam ser instrumentos de justiça social. Municípios como Vila Viçosa, que decretou dois dias de luto municipal, e Guimarães, onde foi consultor para o Plano Diretor Municipal, lamentaram a perda de um homem que ajudou a moldar os seus territórios. O seu funeral realiza-se em Vila Viçosa, a sua terra natal, após velório em Lisboa.
Falecimento do Arquiteto Nuno Portas, o 'Pensador de Cidades'
Faleceu aos 90 anos o arquiteto e urbanista Nuno Portas, uma figura central na cultura e política portuguesas do século XX. O seu legado, marcado pela defesa do “direito à cidade” e pela criação do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), é recordado por diversas personalidades e instituições, incluindo o Presidente da República.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) apelou hoje ao Governo para rever os estatutos e o quadro legislativo do organismo, desatualizados desde 2012, para reforçar resposta em saúde pública.

Uma operação desenvolvida pela Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima, com a colaboração da PSP, levou ao desmantelamento de uma rede ilegal de receção e exportação de amêijoa japonesa no concelho do Montijo. Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional explica que a operação ocorreu na quinta-feira, tendo sido executados mandados de busca […] The post Desmantelada rede ilegal de exportação de amêijoa japonesa first appeared on Notícias do Sorraia.

Uma aluna da Escola Professor João Fernandes Pratas, em Samora Correia, sofreu ferimentos, quando foi atropelada quando atravessava a estrada junto à escola. De acordo com o que o NS apurou, a aluna estaria a atravessar na passadeira, quando o condutor não se apercebeu da sua presença, vindo a provocar-lhe alguns ferimentos ligeiros. O alerta […] The post Aluna ferida em atropelamento junto à Escola Fernandes Pratas em Samora Correia first appeared on Notícias do Sorraia.

Margarida Natário pediu escusa alegando que ouviu conversas do ex-marido com Salgado sobre o antigo presidente do BESA.





