Nascido a 21 de fevereiro de 1921 em Vilar de Cunhas, Cabeceiras de Basto, Agostinho Gonçalves teve uma vida marcada pelo trabalho e pela resiliência. Oriundo de uma família humilde, começou a trabalhar na agricultura com apenas seis anos e, embora nunca tenha frequentado a escola formalmente, adquiriu os seus conhecimentos através da "sua experiência de vida". Aos 22 anos, aprendeu o ofício de carpinteiro, tendo mais tarde trabalhado como operário na construção de diversas barragens emblemáticas do país, como a do Alto Rabagão, Fratel e Belver. A sua vida pessoal foi igualmente rica, tendo casado aos 28 anos e sido pai de cinco filhos, avô de nove netos e bisavô de doze bisnetos. A sua longevidade tornou-o uma figura querida e um testemunho vivo das profundas transformações sociais e económicas de Portugal ao longo do último século. O seu funeral realizou-se na Basílica de São Torcato, onde a comunidade se despediu de um dos seus mais notáveis centenários.
Morreu aos 104 anos o homem mais velho de Guimarães, Agostinho Gonçalves
Agostinho Gonçalves, considerado o homem mais velho do concelho de Guimarães, faleceu no passado domingo aos 104 anos. A sua longa vida, que atravessou mais de um século de história portuguesa, foi recordada pela comunidade de São Torcato, onde residia com familiares.


Artigos
2Atualidade
Ver mais
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) apelou hoje ao Governo para rever os estatutos e o quadro legislativo do organismo, desatualizados desde 2012, para reforçar resposta em saúde pública.

Uma operação desenvolvida pela Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima, com a colaboração da PSP, levou ao desmantelamento de uma rede ilegal de receção e exportação de amêijoa japonesa no concelho do Montijo. Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional explica que a operação ocorreu na quinta-feira, tendo sido executados mandados de busca […] The post Desmantelada rede ilegal de exportação de amêijoa japonesa first appeared on Notícias do Sorraia.

Uma aluna da Escola Professor João Fernandes Pratas, em Samora Correia, sofreu ferimentos, quando foi atropelada quando atravessava a estrada junto à escola. De acordo com o que o NS apurou, a aluna estaria a atravessar na passadeira, quando o condutor não se apercebeu da sua presença, vindo a provocar-lhe alguns ferimentos ligeiros. O alerta […] The post Aluna ferida em atropelamento junto à Escola Fernandes Pratas em Samora Correia first appeared on Notícias do Sorraia.

Margarida Natário pediu escusa alegando que ouviu conversas do ex-marido com Salgado sobre o antigo presidente do BESA.





