A vítima terá ficado presa em algas, o que dificultou o socorro. O trágico incidente ocorreu na tarde de quinta-feira, quando a vítima e um amigo, de 24 anos, saltaram para a água e entraram em dificuldades, alegadamente por terem ficado presos em algas.
Populares que se encontravam no local foram os primeiros a prestar auxílio, retirando os dois homens da água.
As equipas de emergência, incluindo os Bombeiros Voluntários de Resende e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), foram rapidamente acionadas. Apesar das manobras de reanimação efetuadas, o homem de 31 anos entrou em paragem cardiorrespiratória e o óbito foi declarado no local pelo médico da VMER. O seu corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Vila Real. O segundo jovem, de 24 anos, foi assistido e estabilizado no local, sendo posteriormente encaminhado para uma unidade hospitalar com ferimentos.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado para prestar apoio aos familiares da vítima. O Comando Local da Polícia Marítima do Douro tomou conta da ocorrência e está a investigar as circunstâncias do afogamento.