Um homem de 72 anos perdeu a vida num acidente com um trator agrícola na aldeia de Sezulfe, em Macedo de Cavaleiros. Este tipo de sinistro continua a ser uma das principais causas de morte no meio rural em Portugal, evidenciando a necessidade de maior segurança na operação de maquinaria agrícola. O acidente ocorreu na manhã de 14 de agosto, por volta das 09h30, numa estrada municipal. Segundo o comandante dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros, João Venceslau, o idoso conduzia a máquina agrícola quando esta embateu num aqueduto, fazendo com que a vítima fosse projetada.
Quando as equipas de socorro chegaram ao local, encontraram o homem em paragem cardiorrespiratória.
Apesar das manobras de reanimação realizadas pelos bombeiros e pela equipa do helicóptero do INEM, o óbito foi declarado no local.
A vítima era residente na aldeia de Brinço.
O alerta foi dado por um popular, e a operação de socorro envolveu nove operacionais, três veículos e o meio aéreo do INEM.
Acidentes com tratores, frequentemente envolvendo capotamento ou projeção do condutor, continuam a ser uma preocupação séria, especialmente entre a população mais idosa que ainda trabalha no campo, muitas vezes com equipamentos antigos e sem as devidas estruturas de proteção.
Em resumoUm acidente com um trator em Macedo de Cavaleiros resultou na morte de um homem de 72 anos. A vítima foi projetada do veículo após um embate e, apesar dos esforços de reanimação, não sobreviveu, reforçando as estatísticas trágicas de sinistralidade com maquinaria agrícola no país.