A vítima mortal, António João, conhecido como 'Tó João', era uma figura estimada na comunidade, sendo vice-presidente e músico da Filarmónica do Crato.

O trágico acidente ocorreu na tarde de quinta-feira, na reta entre a localidade de Cansado e o aeródromo de Ponte de Sor. O veículo ligeiro em que seguiam pai e filho despistou-se, incendiando-se de seguida.

O alerta foi dado às 18h30.

Quando as equipas de socorro chegaram ao local, encontraram o condutor, António João, já sem vida e com o corpo carbonizado.

O seu filho, de 23 anos, que viajava como passageiro, sofreu ferimentos graves e foi helitransportado para o Hospital de Abrantes. A morte de 'Tó João' gerou uma onda de pesar na região, especialmente no meio filarmónico.

A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre manifestou o seu "mais profundo pesar", recordando-o como um "dedicado dirigente, músico e amigo da música filarmónica". Funcionário da Repartição de Finanças do Crato, era descrito como "muito sociável e amigo". A GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV), está a investigar as causas do despiste fatal.