A vítima estava com a família numa embarcação de recreio quando entrou em dificuldades na água. O alerta foi dado por volta das 16h18, informando que seis pessoas se encontravam em dificuldades na água.
Segundo o capitão-de-porto de Caminha, Fernando Pereira, a família estava numa embarcação de recreio "a meio rio", entre as margens portuguesa e espanhola, quando decidiram ir a banhos.
A vítima ter-se-á sentido mal e, juntamente com outras cinco pessoas, foi "arrastada pela corrente de enchente que o afastou da embarcação". Uma embarcação de um operador turístico que se encontrava nas proximidades resgatou as seis pessoas da água. No entanto, o homem de 54 anos já se encontrava em paragem cardiorrespiratória.
As manobras de reanimação foram iniciadas ainda na embarcação de resgate e continuadas na margem pelos elementos do projeto "SeaWatch", pelos Bombeiros Voluntários de Caminha e pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), mas sem sucesso.
O óbito foi declarado no local pelo médico da VMER. O corpo foi posteriormente transportado para o Gabinete Médico-Legal de Viana do Castelo.
A Polícia Marítima de Caminha tomou conta da ocorrência.














