Morte trágica de forcado de 22 anos reacende debate sobre a tauromaquia em Portugal
A morte do jovem forcado Manuel Maria Trindade, de 22 anos, após uma colhida na praça de touros do Campo Pequeno, gerou uma onda de comoção nacional e intensificou o debate público sobre a segurança e a legitimidade das touradas. A reação da sua mãe e a decisão de doar os seus órgãos acrescentaram uma dimensão humana profunda à tragédia. Manuel Maria Trindade, membro dos Amadores de São Manços, faleceu na sexta-feira, 23 de agosto de 2025, e a sua morte rapidamente se tornou um ponto de discórdia social. Vários artigos de opinião questionaram a continuação de uma “tradição que insiste em manter-se à custa do sofrimento humano e, acima de tudo, do sofrimento animal”. A discussão polarizou-se entre os defensores da tauromaquia, que a veem como um ato de coragem e uma expressão cultural, e os seus opositores, que a consideram uma prática violenta e anacrónica. A controvérsia foi amplificada pela reação da mãe do jovem, Alzira Trindade, que partilhou uma carta aberta dirigida aos que se alegraram com a morte do seu filho. Na carta, revelou que os órgãos de Manuel Maria seriam doados, salvando sete vidas, um gesto que foi amplamente noticiado e que contrastou com a animosidade presente em muitas das discussões online. As cerimónias fúnebres realizaram-se na sua terra natal, Nossa Senhora de Machede, em Évora, com um pedido da família para que os presentes vestissem de branco, num sinal de paz e homenagem.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Tempestade tropical, cujo diâmetro abrange quase todo as Filipinas, está a deslocar-se para oeste com ventos de 185 quilómetros por hora, com rajadas de até 230 km/h.

No hospital confessou aos médicos. Acreditava que os tinha matado mas eles sobreviveram.

O Governo Regional dos Açores publicou, no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores, a Portaria n.º 123-A/2025, de 7 de Novembro, que regulamenta a concessão de um apoio financeiro de carácter social, temporário e reembolsável, correspondente ao adiantamento das remunerações em atraso dos trabalhadores afectos às Forças dos Estados Unidos da América nos Açores […]

Dupla de assaltantes foi vista por testemunhas.







