O alerta foi dado pela família por volta da meia-noite, mas a ausência da VMER, o meio de socorro mais diferenciado, obrigou à mobilização exclusiva de uma ambulância dos bombeiros de Castelo de Vide. Apesar dos esforços dos bombeiros, que iniciaram manobras de suporte básico de vida e transportaram a vítima para as urgências do Hospital de Portalegre, o óbito foi declarado na unidade hospitalar. A administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo confirmou a inoperacionalidade da viatura, atribuindo-a à "falta de elemento médico" e descrevendo a situação como "crítica" numa região com carências de fixação de profissionais. A repetição destes eventos é alarmante; dias antes, um militar da GNR de 47 anos também faleceu em Castelo de Vide nas mesmas circunstâncias. Dados revelam que a VMER de Portalegre esteve inoperacional por quase 500 horas entre janeiro e julho, levantando sérias questões sobre a equidade no acesso a cuidados de emergência e a capacidade de resposta do SNS nas regiões de baixa densidade populacional.
Homem de 56 anos morre em Marvão enquanto VMER de Portalegre estava inoperacional
Um homem de 56 anos, identificado como João Simão, morreu em Marvão, distrito de Portalegre, vítima de uma paragem cardiorrespiratória, num período em que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) local estava fora de serviço por falta de médico. Este incidente representa a segunda morte no distrito, no mesmo mês, em circunstâncias semelhantes, expondo graves falhas na resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no interior do país.



Artigos
7Atualidade
Ver mais
Mais de 18.500 utentes sem médico de família é a manchete que faz esta edição do seu DIÁRIO de domingo. "SESARAM garante que o processo de atribuição de especialistas em falta está para breve, explicando que está em curso a contratação de 14 novos clínicos internos", damos conta numa matéria que poderá ler na página 7. Ainda sobre a temática da saúde, "Diabetes representam 67% das consultas no Serviço de Endocrinologia", assunto para ler da entrevista que está na dupla 28 e 29. Bacalhau à moda a

A previsão do estado do tempo para este domingo, 9 de Novembro de 2025, aponta para céu em geral muito nublado, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira, calcula o IPMA. Na previsão entra também o vento, mas que deverá ser em geral fraco (inferior a 20 km/h) de norte/nordeste, esperando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera uma pequena descida de temperatura. No Funchal em particular, o céu apresentar-se-á em geral m

Um novo estudo conclui que caminhar diariamente, mesmo em quantidade moderada, pode atrasar o declínio cognitivo associado à doença de Alzheimer em pessoas com risco elevado, mas ainda sem sintomas.

Encontro vai realizar-se na Escola Superior de Saúde de Santarém e pretende afirmar-se como um espaço de partilha de conhecimento e boas práticas.







