A sua morte, após doença prolongada, foi lamentada pela Diocese da Guarda, autarquia e diversas instituições locais, que destacaram o seu serviço dedicado às comunidades.

Natural de Orjais, o padre José Dionísio nasceu a 22 de fevereiro de 1967 e foi ordenado presbítero a 2 de fevereiro de 1992.

Ao longo do seu ministério, desempenhou várias funções na Diocese da Guarda, incluindo arcipreste de Covilhã-Belmonte, diretor do Secretariado Diocesano da Liturgia e membro do Conselho Presbiteral.

A Diocese da Guarda, em nota de pesar, descreveu-o como “um sacerdote dedicado, muito estimado pelas comunidades que serviu e sempre disponível para a Igreja diocesana”.

A sua doença prolongada agravou-se na última semana, levando ao seu internamento no Hospital do Fundão, onde veio a falecer.

As exéquias fúnebres foram agendadas para domingo, na igreja da Santíssima Trindade, na Covilhã, presididas pelo bispo da Guarda, D. José Pereira. A missa de corpo presente e a sepultura realizaram-se na segunda-feira na sua terra natal, Orjais.

A comunidade local recorda-o como um “homem exemplar; um coração cheio de bondade, uma simplicidade e recato inspirador, e um trato humano cheio de ternura e dedicação”.

A sua partida representa uma perda sentida para as paróquias que servia e para a diocese.