O incidente, ocorrido numa passagem de nível, reforça as preocupações com a segurança em cruzamentos ferroviários, especialmente envolvendo a população mais idosa.

O alerta para o atropelamento mortal foi dado às 09h06 de sábado.

O acidente ocorreu numa passagem de nível na Ribeira de Santarém, quando o comboio Alfa Pendular, que circulava no sentido Norte-Sul, colheu a vítima. No local, estiveram nove operacionais apoiados por três viaturas, incluindo os Bombeiros Sapadores e Voluntários de Santarém, e a Polícia de Segurança Pública, que tomou conta da ocorrência. Uma fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou que a passagem de nível “estava em perfeitas condições de funcionamento”, o que sugere que a causa do acidente não estará relacionada com falhas de equipamento. A circulação ferroviária na Linha do Norte, uma das mais movimentadas do país, teve de ser condicionada, processando-se por uma só via entre as estações de Santarém e Santana-Cartaxo durante as operações de socorro e remoção do corpo.

A circulação foi totalmente restabelecida perto das 11h00.

Este tipo de acidente fatal reitera os perigos constantes associados às linhas ferroviárias e a necessidade de máxima prudência por parte dos peões ao atravessar passagens de nível, mesmo quando estas se encontram devidamente sinalizadas e a funcionar corretamente.