O acidente grave obrigou ao corte da via durante várias horas para as operações de socorro e investigação.

O alerta para o sinistro foi dado na noite de sexta-feira, pelas 22h44, na freguesia de Estela.

O embate violento entre os quatro veículos provocou uma vítima mortal, um ferido em estado grave e dois feridos ligeiros.

A gravidade do acidente exigiu uma resposta robusta dos serviços de emergência, tendo sido destacados para o local elementos dos Bombeiros da Póvoa de Varzim, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), num total de 19 operacionais apoiados por oito viaturas. A complexidade das operações de socorro, desencarceramento, assistência às vítimas e remoção dos veículos sinistrados obrigou ao corte total da Estrada Nacional 13 em ambos os sentidos.

A via permaneceu encerrada durante mais de cinco horas, com a circulação a ser restabelecida apenas às 04h00 da manhã de sábado. Este tipo de acidente em estradas nacionais, que frequentemente atravessam zonas com grande densidade populacional e cruzamentos, volta a colocar em evidência os riscos associados a estas vias e a necessidade de uma condução defensiva por parte de todos os utilizadores da estrada.