Morte de bebé de 11 meses em Castelo Branco sob investigação
A morte de um bebé de 11 meses em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, após alegadamente lhe ter sido recusado atendimento num centro de saúde, está a ser investigada pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e pelo Ministério Público. O caso, ocorrido a 22 de agosto, levanta sérias questões sobre o acesso a cuidados pediátricos de urgência no interior do país. Segundo o relato da família, o bebé, que se encontrava doente, foi inicialmente levado ao centro de saúde de Idanha-a-Nova, de onde foi encaminhado para a Urgência Pediátrica do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco. Após receber medicação e ter alta, o estado de saúde da criança piorou. Ao regressarem ao centro de saúde local, o atendimento terá sido recusado por estar perto da hora de fecho. A família acionou o 112, mas o bebé sofreu uma paragem cardiorrespiratória e acabou por falecer à porta da unidade de saúde, apesar dos esforços das equipas de emergência mobilizadas pelo INEM. Em resposta, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco instaurou um inquérito interno para apurar os factos. Mais recentemente, a IGAS anunciou a abertura de um "processo de esclarecimento" para analisar a assistência prestada ao bebé, que irá acompanhar o inquérito da ULS. A investigação do Ministério Público procura também apurar as circunstâncias que levaram ao trágico desfecho, num caso que chocou a comunidade local e expôs as potenciais fragilidades na resposta de saúde em zonas de menor densidade populacional.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Dois homens, de 67 e 78 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR por estarem a caçar fora das horas autorizadas e em área protegida, revelou hoje aquela força policial.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mirandela, acrescentou ainda o Comando Territorial de Bragança.

Um homem, com cerca de 56 anos, morreu na manhã deste domingo, durante uma caminhada em Águeda. O alerta foi dado pelas 11h00 para os Bombeiros Voluntários de Águeda, refere o NotíciasdeÁgueda. Continuar para ler artigo. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar […] O conteúdo Homem de 56 anos morre subitamente durante percurso dos Trilhos da Serra aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Arguido, de 69 anos, condenado por homicídio qualificado, na forma tentada. Quis que vítima lhe pagasse 100 euros da renda de casa.






