Os eventos trágicos incluem o suicídio de um menor no final do ano letivo anterior e outro no início do presente ano. A situação agravou-se com a notícia de quatro tentativas de suicídio numa única semana, algumas associadas a um alegado pacto de morte entre amigos. Numa das situações, a intervenção atempada da mãe de um dos jovens, alertada por uma psicóloga para as mudanças de comportamento do filho, foi crucial para evitar mais uma tragédia. O adolescente, de 16 anos, confessou ter um plano para se matar naquela noite e revelou o pacto, o que permitiu alertar a família do outro jovem envolvido. A comunidade de pais encontra-se em pânico, com uma mãe a expressar o seu receio de que a sua filha “seja a próxima vítima”. Surgiram críticas à direção do agrupamento de escolas, acusada de pedir aos pais para não criarem “alarme social”, uma vez que o diretor seria candidato à assembleia municipal. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) não confirmou as tentativas de suicídio, invocando a confidencialidade dos processos. A GNR, em articulação com o Ministério Público, está a investigar os casos, explorando hipóteses como bullying, consumo de drogas ou a influência de jogos perigosos entre os alunos. A série de acontecimentos expõe uma crise de saúde mental que exige uma resposta urgente e coordenada por parte das autoridades de saúde, educação e justiça.
Suicídios e pactos de morte abalam comunidade escolar em Castro Daire
A comunidade escolar de Castro Daire, no distrito de Viseu, vive um período de apreensão e choque após o suicídio de dois jovens estudantes e a ocorrência de várias tentativas de suicídio. A situação, que envolve alegados pactos de morte, levou à mobilização do INEM e levanta sérias preocupações sobre a saúde mental dos jovens na região.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
A E-Redes explica que se tratam de "interrupções programadas, previamente agendadas", com o objetivo de "garantir a qualidade e a fiabilidade do serviço elétrico". Veja a lista dos locais afetados.

O Programa de Combate ao Tabagismo do Município de Castro Marim atingiu na quinta-feira, dia 6 de novembro, a 1000.ª consulta com mais um cidadão que pretende abandonar de vez com o vício do tabaco. Este programa, durante a última década, já fez com que perto de 800 tenham deixado de fumar ao fim de […] O conteúdo Programa de Combate ao Tabagismo atinge a 1000.ª consulta e celebra uma década de sucessos no combate ao vício aparece primeiro em Sempre à Mão.

Tempestade tropical, cujo diâmetro abrange quase todo as Filipinas, está a deslocar-se para oeste com ventos de 185 quilómetros por hora, com rajadas de até 230 km/h.

No hospital confessou aos médicos. Acreditava que os tinha matado mas eles sobreviveram.







