A vítima sentiu-se mal pouco depois da picada e entrou em paragem cardiorrespiratória, com o óbito a ser declarado no local.

O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira, 20 de outubro de 2025, por volta das 16:00.

O homem encontrava-se a trabalhar num terreno exterior junto à sua casa quando foi picado.

Pouco depois, sentiu-se mal e dirigiu-se para casa, onde acabou por sofrer um choque anafilático e entrar em paragem cardiorrespiratória.

Foram acionados meios de socorro, incluindo a Cruz Vermelha Portuguesa e os Bombeiros de Esposende, mas, à chegada, já não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local.

Embora a causa exata da morte esteja dependente de autópsia, a principal suspeita é que tenha sido uma reação alérgica grave (choque anafilático) provocada pela picada. Algumas fontes noticiosas levantam a hipótese de o inseto ter sido uma vespa asiática, uma espécie invasora conhecida por causar reações severas.

O corpo da vítima foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo para ser autopsiado, de modo a confirmar a causa da morte. Este caso trágico alerta para os perigos de picadas de insetos, especialmente em pessoas com alergias.