Este exemplo foi utilizado para reforçar a mensagem de que “vale mais a pena correr para os Centros de Saúde para ser vacinado do que andar depois a correr para as urgências”. O alerta surge numa altura em que as autoridades de saúde europeias, incluindo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, avisam para um aumento precoce e invulgar dos casos de gripe. Em Portugal, a Ministra da Saúde antecipa um “inverno muito duro”, com receios de sobrecarga das urgências hospitalares, tornando a vacinação uma ferramenta de prevenção ainda mais crítica.
Mortes por gripe nos EUA servem de alerta para a vacinação em Portugal
Num contexto de preocupação com uma nova estirpe da gripe na Europa, um especialista português alertou para as consequências fatais da baixa vacinação, citando a morte de centenas de crianças nos Estados Unidos. O aviso serve para reforçar a importância da imunização em Portugal, especialmente para os grupos de risco. O investigador do Instituto de Medicina Molecular, Miguel Castanho, destacou que a descida da taxa de vacinação nos EUA para mínimos de 15 anos já teve resultados trágicos. Segundo o especialista, “por haver taxas de vacinação baixas, nos Estados Unidos já morreram centenas de crianças por causa da gripe”.


Artigos
2
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O distrito de Portalegre continua sob aviso amarelo por causa da persistência de temperaturas mínimas baixas, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso mantém-se em vigor até às 09:00 deste sábado. Para este sábado, na capital do Alto Alentejo, a temperatura mínima prevista é de 4 graus Celsius. No […] O Artigo Portalegre mantém-se sob aviso amarelo devido ao frio nos próximos dias o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a linha SNS 24 para receber orientação adequada.

Na votação dos jornalistas da agência Lusa, o apagão em Portugal e a Guerra em Gaza foram, respetivamente, os acontecimentos nacional e internacional do ano de 2025. Os imigrantes e o povo palestiniano também foram eleitos noutras categorias.

Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.







