Este cenário aponta para uma falha nas estratégias de prevenção e fiscalização, e evidencia um comportamento de risco persistente e crescente na população. O aumento estatístico não é apenas um número, mas representa um retrocesso na luta pela segurança nas estradas e um desafio de saúde pública que exige uma resposta mais eficaz por parte das autoridades e uma maior consciencialização por parte da sociedade civil sobre as consequências fatais da condução sob influência.
Disparam Mortes na Estrada Associadas ao Consumo de Álcool e Drogas
Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelam um aumento alarmante no número de mortes em acidentes de viação envolvendo condutores e peões sob o efeito de álcool ou substâncias psicotrópicas. A percentagem de testes positivos entre as vítimas mortais subiu significativamente em 2024, face ao ano anterior. De acordo com a informação veiculada, que tem por base uma revista de imprensa, a percentagem de condutores e peões que morreram na estrada e acusaram positivo em testes de álcool ou drogas aumentou de 28,7% em 2023 para 36,5% em 2024. Esta subida representa um agravamento substancial de um dos fatores de risco mais críticos na sinistralidade rodoviária. Um dos artigos especifica que, só no que diz respeito ao álcool, a percentagem de testes positivos subiu quase 8% em comparação com o ano de 2023. Os dados da ANSR confirmam que mais de um terço dos condutores falecidos em acidentes no último ano estavam sob o efeito destas substâncias.


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