Relatos provenientes do território indicam que a situação é particularmente grave para os mais vulneráveis. O diretor do hospital Al-Shifa, Mohammed Abu Salmiya, afirmou que 21 crianças morreram de fome e subnutrição nas últimas 72 horas, elevando o número total de mortes por esta causa para 101, das quais 80 são crianças. A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou para "níveis históricos" de subnutrição aguda, afetando principalmente crianças e grávidas. O Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) corroborou a gravidade da situação, revelando que quase 5.000 das 56.000 crianças com menos de 5 anos observadas em Deir al-Bala e Khan Yunis estavam "gravemente subnutridas". A crise é atribuída por várias ONGs ao bloqueio imposto por Israel, que limita a entrada de bens essenciais. A distribuição de ajuda, controlada por Israel e pelos EUA através da Fundação Humanitária para Gaza, é considerada insuficiente e perigosa, com relatos de mais de mil civis mortos enquanto tentavam obter comida. Líderes europeus, como António Costa e Ursula von der Leyen, classificaram a situação como "intolerável", ecoando o desespero no terreno.
Fome Generalizada em Gaza Causa Dezenas de Mortes Infantis
A crise humanitária em Gaza atingiu um ponto catastrófico, com organizações internacionais e equipas médicas a denunciarem uma situação de fome generalizada e "níveis históricos" de desnutrição. A morte de dezenas de crianças por inanição nos últimos dias acentuou a urgência dos apelos por um fluxo de ajuda sem restrições.



Artigos
3
A resposta vem a propósito de Donald Trump ter nomeado o governador do Luisiana, Jeff Landry, como enviado especial dos Estados Unidos para a Gronelândia

A Presidente mexicana confirmou esta segunda-feira o envio de petróleo do México para Cuba como parte dos acordos bilaterais de “cooperação energética e financeira” e em “continuidade a uma série de apoios” que têm sido dados “historicamente” à ilha. “Primeiro, fazemo-lo num quadro legal como país soberano. Segundo, damos continuidade a uma série de apoios […]

Drone gravou barcos dentro de um buraco de aproximadamente 50 metros e outros encalhados em águas rasas, esta segunda-feira, em Whitchurch no Reino unido. Não foram registadas vítimas.

O presidente dos EUA disse várias vezes ao longo dos anos que a Gronelândia, um território dinamarquês que agora é amplamente autónomo, deveria se tornar parte dos EUA, citando razões de segurança e interesse nos recursos minerais da ilha ártica. Landry, também do Partido Republicano, elogiou a ideia.







