Num comunicado, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, detalhou que a residência dos funcionários foi atacada três vezes, resultando num incêndio e danos significativos. Durante a operação, militares israelitas entraram nas instalações, forçando mulheres e crianças a evacuar a pé, enquanto os homens foram "algemados, despidos, interrogados no local e revistados sob a mira de armas". Dois funcionários da OMS e dois familiares foram detidos, sendo que um permanece sob custódia. O principal armazém da OMS na zona também foi danificado, tornando-se inoperacional e paralisando a distribuição de material médico num momento em que os hospitais enfrentam uma escassez crítica. A OMS sublinhou que, com a sua presença operacional comprometida, os esforços para sustentar um sistema de saúde em colapso estão a ser paralisados, colocando "ainda mais em risco a sobrevivência de mais de dois milhões de pessoas". A agência exigiu a libertação imediata do funcionário detido e a proteção de toda a sua equipa, alertando que estas ações estão a levar o sistema de saúde de Gaza "ainda mais ao colapso".
Organização Mundial da Saúde Denuncia Ataques Israelitas às Suas Instalações
A Organização Mundial da Saúde (OMS) denunciou veementemente ataques diretos do exército israelita às suas instalações em Deir al-Balah, incluindo uma residência de funcionários e o seu principal armazém de provisões médicas em Gaza. A agência da ONU relatou ainda maus-tratos e a detenção de membros da sua equipa, comprometendo severamente a sua capacidade de operar no território.



Artigos
3Mundo
Ver mais
João Matlombe defende reestruturação profunda da aviação moçambicana

Ministra do Trabalho espanhola foi atacada depois de a filha de 13 anos ter sido fotografa a usar mala de luxo. Acessório é uma imitação e foi comprado numa feira em Vila Nova de Cerveira.

Alta Representante para a Política Externa da UE diz que deslocação livre é difícil de justificar perante a agressão à Ucrânia

ONU estimou, no início da semana, que cerca de seis milhões de pessoas foram afetadas pela passagem do furacão de categoria 5







