menulogo
Notícias Agora
user
Mundo August 2, 2025

Civis Palestinianos Alvejados Mortalmente Enquanto Aguardavam Ajuda Humanitária

Ataques israelitas recorrentes contra multidões de palestinianos que procuravam obter alimentos e ajuda humanitária resultaram na morte de dezenas de civis. Organizações internacionais como a ONU e a Human Rights Watch denunciam que os pontos de distribuição de ajuda se tornaram "armadilhas mortais". A busca desesperada por alimentos na Faixa de Gaza transformou-se numa atividade de risco fatal para a população civil. Múltiplos relatos indicam que as forças israelitas têm disparado sobre multidões de palestinianos enquanto estes aguardam a chegada de comboios de ajuda humanitária ou procuram comida.

News ImageNews ImageNews Image

Num dos incidentes reportados, pelo menos 18 pessoas foram mortas, oito das quais procuravam alimentos.

Noutro ataque, mais de 20 palestinianos terão sido mortos nas mesmas circunstâncias.

A ONU confirmou a gravidade da situação, afirmando que, desde o final de maio, 1.373 palestinianos morreram ao tentar obter ajuda, a maioria devido a disparos do Exército israelita.

A Human Rights Watch (HRW) foi ainda mais contundente nas suas acusações, descrevendo o sistema de distribuição de ajuda, gerido por Israel e pelos EUA, como uma "armadilha mortal". A organização acusa Israel de cometer "crimes de guerra", afirmando que as forças israelitas "não só matam deliberadamente à fome os civis palestinianos em Gaza, como também disparam quase diariamente contra aqueles que procuram desesperadamente comida para as suas famílias". Segundo a HRW, o sistema militarizado de entrega de ajuda "transformou as operações de distribuição em banhos de sangue".

Estes eventos sublinham a extrema vulnerabilidade da população civil e levantam sérias questões sobre o cumprimento do direito internacional humanitário no conflito.

ai briefingEm resumo
A distribuição de ajuda humanitária em Gaza tornou-se um cenário de violência letal, com múltiplos relatos de ataques israelitas a civis desesperados por comida. A ONU e a HRW documentaram centenas de mortes nestas circunstâncias, acusando Israel de cometer crimes de guerra e de transformar a ajuda numa 'armadilha mortal'.

Artigos

5
categoryVer categoria completa
Close