menulogo
Notícias Agora
user
Mundo August 4, 2025

EUA Intensificam Esforços Diplomáticos com Visita de Enviado Especial a Gaza

A administração norte-americana, liderada por Donald Trump, intensificou o seu envolvimento diplomático no conflito, com a visita do enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff, à Faixa de Gaza. A visita, a primeira desde o início da guerra, teve como objetivo, segundo Witkoff, "proporcionar ao presidente Donald Trump uma compreensão clara da situação humanitária e desenvolver um plano para entregar alimentos e ajuda médica aos residentes de Gaza".

News ImageNews ImageNews Image

O enviado norte-americano encontrou-se também com familiares dos reféns israelitas em Telavive, a quem garantiu que os EUA estão a trabalhar com Israel num "plano muito, muito bom" para terminar a guerra e reconstruir o enclave. Esta intervenção direta surge num momento de crescente pressão internacional e interna sobre Israel, com centenas de ex-oficiais de segurança israelitas a apelarem diretamente a Trump para que pressione Netanyahu a cessar o conflito.

No entanto, a visita de Witkoff foi recebida com ceticismo e condenação pelo Hamas e pela Jihad Islâmica, que a classificaram como uma "encenação premeditada" e uma "farsa" destinada a "limpar a imagem da ocupação" israelita.

O Hamas reafirmou que não se desarmará enquanto não for estabelecido um Estado palestiniano.

A postura de Trump permanece ambígua; embora fale na necessidade de alimentar a população de Gaza, recusa-se a usar o termo "genocídio" para descrever a situação, lembrando os ataques de 7 de outubro.

ai briefingEm resumo
A intervenção direta dos EUA, através do seu enviado especial, sinaliza um esforço para mediar o conflito e a crise humanitária, alinhando-se com a pressão interna em Israel. Contudo, a iniciativa é vista com desconfiança pelos grupos palestinianos, que a consideram uma manobra de propaganda, evidenciando a dificuldade de Washington em ser percebido como um mediador neutro.

Artigos

19
categoryVer categoria completa
Close