A história recente do conflito mostra que a libertação da maioria dos reféns ocorreu durante um cessar-fogo anterior, e não como resultado de ação militar, o que sublinha a importância destas negociações para a segurança dos reféns ainda cativos.
Egito Lidera Novos Esforços Diplomáticos para um Cessar-Fogo de 60 Dias em Gaza
O Egito, em cooperação com o Qatar e os Estados Unidos, está a promover uma nova proposta para um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza. A iniciativa, que prevê a libertação de reféns em troca de prisioneiros e a entrada de ajuda humanitária, surge num momento de escalada militar, com o Hamas a mostrar-se recetivo sob certas condições. O ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Badr Abdelatty, revelou que o objetivo principal é regressar a uma proposta que implica um cessar-fogo de 60 dias, a libertação de reféns em posse do Hamas em troca de detidos palestinianos, e "a entrega incondicional e irrestrita de ajuda humanitária e médica a Gaza". Uma delegação de alto nível do Hamas, chefiada por Khalil al-Hayya, é esperada no Cairo para discutir os esforços de mediação. Um responsável do Hamas afirmou que o grupo está "pronto para chegar a um acordo se a ocupação decidir pôr fim ao genocídio, suspender o bloqueio e permitir um fluxo normal de ajuda". No entanto, o otimismo é moderado, com outra fonte a comentar que "a ocupação [de Israel] está a impedir qualquer acordo". Estes movimentos diplomáticos ganham urgência perante o plano de Israel de expandir a sua ofensiva para a Cidade de Gaza.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Dez anos após os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, os mais mortíferos da história recente de França, que deixaram 130 mortos e mais de 350 feridos, as feridas continuam a marcar a memória coletiva do país numa altura em que houve avanços na investigação.

A jovem de 28 anos morreu depois de uma cirurgia numa clínica de estética em São Paulo, no Brasil. O médico que a iria operar estava sem licença, algo que Larissa desconhecia. A cirurgia acabou por ser feita por outra médica que não tem especialidade em cirurgia plástica.

Budapeste recebeu uma isenção, válida apenas por um ano, das sanções norte-americanas sobre duas grandes petrolíferas russas.

Os EUA vão dar um ano de moratória à Hungria para que pare as compras de petróleo e gás à Rússia, avança neste sábado a Reuters, citando fonte da Casa Branca. Em paralelo, os húngaros vão comprar gás aos norte-americanos num montante de 600 milhões de dólares, escreve a agência. Este movimento, que constitui um […]







