De acordo com os dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados credíveis pelas Nações Unidas, a guerra provocou mais de 67.000 mortos, entre os quais mais de 20.000 crianças, e quase 170.000 feridos. Para além das vítimas diretas, a ofensiva israelita levou à destruição de "quase todas as infraestruturas" do enclave, incluindo hospitais, escolas e redes de saneamento, e causou a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas. Este balanço trágico constitui o pano de fundo para as atuais negociações de paz, evidenciando a necessidade crítica de não só manter o cessar-fogo, mas também de abordar a crise humanitária e iniciar um longo e complexo processo de cura e reconstrução.
O Balanço Humano de Dois Anos de Guerra
O acordo de paz surge no final de um conflito de dois anos, iniciado com os ataques do Hamas a 7 de outubro de 2023, que deixou um rasto de devastação humana sem precedentes na Faixa de Gaza. Os números de vítimas e a destruição generalizada sublinham a urgência do cessar-fogo e a escala do desafio da reconstrução. O conflito foi desencadeado por um ataque do Hamas em solo israelita que resultou na morte de cerca de 1.200 pessoas e no sequestro de 251 reféns, um evento que traumatizou profundamente a sociedade israelita. A resposta de Israel foi uma operação militar em larga escala na Faixa de Gaza com o objetivo declarado de erradicar o Hamas. Esta campanha militar, ao longo de dois anos, teve um custo humano devastador para a população palestiniana.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Cimeira do Clima realiza-se entre 10 e 21 de novembro em Belém, no estado do Pará, Brasil.

Pequim coloca ao serviço o seu terceiro e mais avançado porta-aviões . 'Fujian' consegue lançar uma maior variedade de aeronaves e com maior alcance do que os outros dois porta-aviões existentes no país

Trump recebeu o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, na Casa Branca, em maio

Esta semana, a atenção do mundo virou-se para Nova Iorque, onde foi eleito, pela primeira vez, um mayor muçulmano. Mamdani pertence à ‘ala’ socialista do Partido Democrata e colocou uma boa parte da Esquerda mundial a olhar para ele.







