A escala da destruição e da perda de vidas humanas levou a comunidade internacional a tomar medidas legais sem precedentes. Uma comissão especial da ONU acusou Israel de cometer genocídio em Gaza e de utilizar a fome como arma de guerra, uma denúncia que levou a África do Sul a apresentar um caso contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça. Além disso, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de detenção contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu por crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados com a ofensiva. A guerra não só devastou a infraestrutura de Gaza, mas também criou uma crise humanitária catastrófica, com a ONU a declarar o território em estado de fome e a registar "o mais elevado número de vítimas alguma vez registado" em estudos sobre segurança alimentar.
Guerra em Gaza: Mais de 69.000 Mortos e Acusações de Crimes de Guerra contra Israel
A ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, lançada em retaliação aos ataques do Hamas de 7 de outubro de 2023, resultou num número de mortos que ultrapassa as 69.000 pessoas, na sua maioria civis, e levou a acusações formais de crimes de guerra e genocídio contra a liderança israelita. De acordo com as autoridades de saúde de Gaza, cujos números a ONU considera fidedignos, o total de vítimas mortais ascendia a pelo menos 69.201, incluindo mais de 20.000 crianças.



Artigos
4
Um total de 2.740 pessoas continuam detidas na sequência de manifestações pós-eleitorais em Moçambique, disse hoje à Lusa a plataforma eleitoral Decide, referindo que, do grupo, 22 detidos vão beneficiar do indulto presidencial.

Os rebeldes Hutis apoiados pelo Irão e o governo internacionalmente reconhecido do Iémen acordaram uma troca de prisioneiros que totaliza cerca de três mil pessoas.

Governo chinês reforça controlo sobre reuniões cristãs clandestinas.

Cerca de 30 pessoas foram sequestradas num novo ataque por pessoas armadas não identificadas no estado nigeriano de Plateau, no centro do país, num clima de deterioração da segurança e de aumento de operações que exigem o pagamento de resgates.







