A existência de reivindicações tão díspares, ambas aparentemente baseadas na mesma fonte de métricas (o PodScope da Marktest), ilustra não só a intensidade da concorrência, mas também a importância estratégica que o formato áudio adquiriu. Esta batalha pela primazia nos rankings reflete o investimento significativo que os meios de comunicação estão a fazer na produção de podcasts, reconhecendo-os como uma ferramenta vital para captar e fidelizar audiências na era digital. A ambiguidade nos resultados divulgados sugere ainda a necessidade de uma maior transparência e clareza na metodologia e apresentação dos dados de audiência, à medida que o setor amadurece e se torna mais competitivo.
Disputa pela Liderança nos Rankings de Podcasts em Portugal
A liderança do mercado de podcasts em Portugal, referente a agosto de 2025, é alvo de reivindicações concorrentes por parte de diferentes grupos de comunicação social. Os dados do ranking PodScope da Marktest são interpretados de forma distinta, gerando um cenário de incerteza sobre qual a entidade que domina o consumo de áudio digital no país. A competição pelo domínio do crescente mercado de podcasts em Portugal tornou-se evidente com as declarações contraditórias de dois dos maiores grupos de comunicação do país. Por um lado, o Grupo Impresa, detentor do Expresso e da SIC, afirma a sua liderança pelo oitavo mês consecutivo, declarando ter registado “mais de 70% de downloads que o 2º classificado” e que “o podcast mais ouvido em Portugal é do Expresso”. Dentro do mesmo grupo, a publicação BLITZ especifica que o seu programa “Posto Emissor” foi, em agosto, “o podcast mais ouvido em Portugal de acordo com o PodScope, ranking oficial da Marktest, totalizando quase meio milhão de ‘downloads’”. Em direto contraste, o Observador anuncia que, “pelo segundo mês consecutivo”, é o “líder no consumo de podcasts em Portugal”.



Artigos
5
Com custos a subir e a procura pelos serviços em crescimento, o Centro Social da Ilha – Obra da Sagrada Família enfrenta um período exigente. A instituição, uma das maiores do país no sector solidário, depende hoje, mais do que nunca, do apoio da comunidade para manter as portas abertas na Guia, Ilha e Mata […] O post A enfrentar um período exigente, Centro Social da Ilha precisa do apoio da comunidade aparece primeiro no Pombal Jornal.


Vítima foi localizada apenas na manhã seguinte ao acidente, após ter permanecido exposta ao frio e à chuva

"Neste momento, não há risco de toxicidade para a população", declarou a prefeitura, que ordenou aos habitantes que permanecessem em casa. Foram activados planos de emergência.






