A discussão centrou-se nas possíveis origens deste tipo de comportamento, explorando fatores como a saúde mental, o ambiente familiar e as pressões sociais sobre os jovens. A conversa destacou a importância de não generalizar a partir de um único caso, mas de o usar como um alerta para a necessidade de um maior apoio às famílias e de uma intervenção mais precoce em situações de conflito. O episódio do podcast serviu como um espaço de reflexão sobre um tema socialmente sensível, procurando fornecer uma perspetiva informada e especializada para ajudar o público a compreender as dinâmicas complexas que podem levar a atos de violência dentro da família.
Violência filioparental em análise no podcast “Expresso da Manhã” após crime em Vagos
Na sequência do chocante caso de uma vereadora em Vagos, alegadamente assassinada pelo seu filho de 14 anos, o podcast “Expresso da Manhã” convidou a psicóloga forense Rute Agulhas para analisar o fenómeno da violência filioparental. A conversa procurou compreender as causas e o contexto de um tipo de violência doméstica que tem vindo a ganhar visibilidade. Durante a entrevista conduzida por Paulo Baldaia, Rute Agulhas, especialista no acompanhamento de crianças e jovens, explicou que a violência dos filhos contra os pais é um problema crescente. Os pedidos de ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) por parte de pais agredidos têm aumentado, indicando que o fenómeno, embora complexo, está a sair do silêncio. A psicóloga abordou a questão de saber se um episódio de violência extrema, como o ocorrido em Vagos, é um caso isolado ou sintoma de um problema mais vasto.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
Aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera estará ativo entre as 11:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e as 20:00 de segunda-feira.

Uma semana depois de ser absolvido, o paradeiro de Fernando Valente é desconhecido — e o desaparecimento de Mónica Silva continua a intrigar o país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para segunda-feira para as ilhas do grupo Ocidental dos Açores, devido às previsões de vento. O aviso amarelo para as ilhas das Flores e do Corvo, por causa do vento (direção de sudoeste, rodando para noroeste), estará ativo entre as 11:00 […] O conteúdo Flores e Corvo com aviso amarelo na segunda-feira devido ao vento aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos já realizaram este ano quatro partos, ajudando a nascer igual número de bebés, e este domingo 9 de novembro, viveram a última dessas experiências. Acionados pelas 20.28 horas, para uma parturiente em trabalho de parto, residente em Salvaterra de Magos, a equipa, composta pelos bombeiros Isabela Sousa e […] The post Bombeiros de Salvaterra de Magos já ajudaram quatro bebés a nascer. O último foi este domingo first appeared on Notícias do Sorraia.







