Mariana Leitão, eleita com 73% dos votos, afirmou ter recebido com “muito agrado” a notícia da disponibilidade de Cotrim de Figueiredo. A sua posição é crucial, uma vez que dissipa quaisquer dúvidas sobre o apoio institucional do partido a uma eventual candidatura do seu antigo líder. O próprio Cotrim de Figueiredo admitiu que o apoio da nova direção seria “natural” e que a sua decisão de avançar dependia de outros contactos para alargar a sua base de apoio. A articulação entre a nova líder e o eurodeputado foi descrita como “algo simultâneo”, indicando uma estratégia concertada. Este apoio formal da liderança não só legitima a candidatura de Cotrim de Figueiredo dentro do universo liberal, como também o projeta como o candidato natural do partido, reforçando a sua posição negocial junto de outros setores da sociedade civil que pretende mobilizar para a sua campanha.
Nova Líder da IL, Mariana Leitão, Apoia Candidatura de Cotrim Figueiredo
A recém-eleita presidente da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, deu um sinal claro de apoio a uma candidatura presidencial de João Cotrim de Figueiredo, afirmando que o eurodeputado “reúne todas as características” para o cargo. Este endosso, ocorrido durante a X Convenção Nacional do partido, é um desenvolvimento político significativo, pois alinha a nova direção com a figura mais proeminente da IL e praticamente confirma a existência de um candidato liberal na corrida a Belém.



Artigos
3Política
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As duas maiores centrais sindicais portuguesas, CGTP e UGT, anunciaram a realização de uma greve geral nacional a 11 de dezembro, marcando um momento histórico: será a primeira paralisação conjunta em 12 anos. O anúncio foi feito este sábado, 8 de novembro, pelo secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, durante um discurso na Praça dos Restauradores, […] O Artigo CGTP e UGT convocam greve geral para 11 de dezembro, a primeira em 12 anos. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Declarações foram feitas em resposta ao primeiro-ministro, que falou em captura das centrais sindicais por interesses de partidos políticos.

Na terça-feira, Luis Filipe Menezes tomou posse como presidente daquela autarquia do distrito do Porto, terminando um ciclo de 12 anos de governação socialista.

Manifestação da CGTP contra o pacote laboral, com anúncio de greve geral







