Numa conferência subordinada ao tema do futuro da NATO, o almirante na reserva sustentou que não interessa a Portugal que a Aliança se torne uma potência continental, pois nesse cenário o país seria “periférico”. Em contrapartida, advogou que Portugal deve “alimentar a ideia de uma NATO global, para dar uma resposta aos novos desafios”. Neste modelo, Portugal poderia concentrar-se no Atlântico Norte e Sul, áreas onde detém influência histórica e geográfica, funcionando como uma “charneira para a África”. Gouveia e Melo criticou também de forma indireta as posições anti-americanas, afirmando que “criticar os Estados Unidos, pura e simplesmente porque é o senhor Trump, não parece a melhor estratégia para Portugal”. Esta tomada de posição sobre um tema central da soberania e das relações internacionais representa um momento importante na sua campanha, procurando demonstrar profundidade programática e capacidade para exercer as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas.
Gouveia e Melo Apresenta Visão para a NATO e Defesa Nacional
O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo delineou a sua visão estratégica para a Defesa Nacional, defendendo a importância de uma “NATO global” e rejeitando uma Aliança Atlântica puramente continental e desligada dos Estados Unidos. A apresentação destas propostas concretas de política externa marca um esforço do candidato para detalhar o seu programa e afirmar a sua competência numa área que domina.



Artigos
3Política
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As duas maiores centrais sindicais portuguesas, CGTP e UGT, anunciaram a realização de uma greve geral nacional a 11 de dezembro, marcando um momento histórico: será a primeira paralisação conjunta em 12 anos. O anúncio foi feito este sábado, 8 de novembro, pelo secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, durante um discurso na Praça dos Restauradores, […] O Artigo CGTP e UGT convocam greve geral para 11 de dezembro, a primeira em 12 anos. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Declarações foram feitas em resposta ao primeiro-ministro, que falou em captura das centrais sindicais por interesses de partidos políticos.

Na terça-feira, Luis Filipe Menezes tomou posse como presidente daquela autarquia do distrito do Porto, terminando um ciclo de 12 anos de governação socialista.

Manifestação da CGTP contra o pacote laboral, com anúncio de greve geral







