Este ano, o período das 'rentrées' é particularmente significativo pela estreia de dois novos líderes partidários.
José Luís Carneiro, eleito secretário-geral do PS em junho, fará a sua primeira aparição neste formato na Convenção Autárquica do partido, em Coimbra. Da mesma forma, Mariana Leitão, a nova presidente da IL, discursará no evento tradicional do partido, a festa “A’gosto da Liberdade”, em Albufeira. As suas prestações serão atentamente observadas, pois definirão o tom da oposição e o posicionamento dos seus partidos no espectro político.
O PSD, liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, dará o pontapé de saída com a Festa do Pontal, no Algarve, um palco tradicionalmente usado para anúncios de novas medidas governamentais. O PCP marcará a sua 'rentrée' com a Festa do Avante!, o BE com o Fórum Socialismo em Coimbra, e o CDS-PP em Vale de Cambra.
Estes eventos, que combinam festas, convenções e conferências, não só preparam o terreno para as eleições autárquicas de outubro, mas também servem de plataforma para os partidos e os seus líderes se posicionarem estrategicamente para a corrida presidencial que se avizinha.