
Presidente da Ucrânia condecora Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi condecorado pelo seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, com a Ordem do Príncipe Yaroslav, o Sábio, de 1.º grau. A distinção, atribuída por ocasião do Dia da Independência da Ucrânia, reconhece o apoio de Portugal à soberania e integridade territorial ucraniana. Num decreto presidencial publicado a 23 de agosto de 2025, o Presidente Zelensky decidiu condecorar 143 personalidades internacionais, incluindo oito Chefes de Estado e de Governo, pelo seu “contributo significativo para o reforço da cooperação internacional, apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia, apoio a causas sociais e a promoção global da Ucrânia”. A Presidência da República Portuguesa divulgou a condecoração numa nota oficial, na qual reiterou “o compromisso inabalável de Portugal para com a Ucrânia e o povo ucraniano”. Esta distinção ocorre num contexto de forte alinhamento da política externa portuguesa com a posição europeia de condenação da invasão russa e de apoio a Kiev. A condecoração de Marcelo Rebelo de Sousa serve como um reconhecimento internacional do papel ativo de Portugal e do seu Chefe de Estado na defesa do direito internacional e no apoio a um país em guerra, reforçando a imagem de Portugal como um aliado fiável no seio da comunidade internacional. O ato precedeu em poucos dias as polémicas declarações do Presidente português sobre Donald Trump, inserindo-se numa semana de intensa atividade e posicionamento em matéria de política externa.



Artigos
10









Política
Ver mais
Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Autárquicas 2025: o tufão da litigância eleitoral
Impugnações de listas por rivais fora e dentro do próprio partido, candidaturas rejeitadas por erros formais - e abusos na propaganda. Por entre centenas de processos não há um concelho sem um caso.

Como é que se combate o crescimento de extrema-direita?
Há muito protesto mas pouco combate, duro, consistente, sem transigências. Denunciando as mentiras sempre, fazendo até um jornal das mentiras.

Ventura e os idiotas úteis do sistema
O sistema, se tanto o detesta, tem de saber fazer melhor do que levá-lo ao colo, seja para Belém, para São Bento, ou para onde for