
André Ventura classifica declarações de Marcelo como "extremamente imprudentes"
O líder do Chega, André Ventura, reagiu de forma contundente às declarações do Presidente da República, classificando-as como "extremamente imprudentes" e acusando Marcelo Rebelo de Sousa de arriscar um "conflito diplomático severo" com os Estados Unidos. A crítica de Ventura insere-se na sua estratégia de oposição ao que considera ser a elite política tradicional e destaca a importância da aliança com os EUA. "Parece-me de uma certa imprudência que o Presidente da República se refira a um dos nossos maiores aliados, os Estados Unidos da América, ao Presidente dos Estados Unidos da América, dessa forma", afirmou Ventura. O presidente do Chega sublinhou que os EUA são um dos "maiores aliados" de Portugal do ponto de vista militar, económico e civilizacional, recordando a longa relação bilateral e a parceria no seio da NATO. Ao criticar o Presidente por "perder credibilidade", Ventura posiciona-se como um defensor de uma diplomacia mais pragmática e cautelosa, em linha com a sua orientação política de direita. A sua reação visa também capitalizar o descontentamento de uma parte do eleitorado que pode ver as palavras de Marcelo como um excesso ou uma interferência indevida. Esta tomada de posição reflete a crescente influência do Chega no panorama político português e a sua tentativa de se afirmar como uma voz relevante em temas de política externa, desafiando o consenso que habitualmente rodeia as grandes alianças internacionais de Portugal.



Artigos
5




Política
Ver mais
Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado
Plano nacional será apresentado em novembro O conteúdo Governo vai criar rede nacional de saúde oral em colaboração com setores social e privado aparece primeiro em O MINHO.

Autárquicas 2025: o tufão da litigância eleitoral
Impugnações de listas por rivais fora e dentro do próprio partido, candidaturas rejeitadas por erros formais - e abusos na propaganda. Por entre centenas de processos não há um concelho sem um caso.

Como é que se combate o crescimento de extrema-direita?
Há muito protesto mas pouco combate, duro, consistente, sem transigências. Denunciando as mentiras sempre, fazendo até um jornal das mentiras.

Ventura e os idiotas úteis do sistema
O sistema, se tanto o detesta, tem de saber fazer melhor do que levá-lo ao colo, seja para Belém, para São Bento, ou para onde for