Este endosso presidencial ocorre num contexto em que a habitação é um dos problemas que mais aflige os portugueses e é também um tema central no debate político e na pré-campanha para as eleições presidenciais. Ao validar a abordagem do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa reforça a legitimidade do pacote de medidas e assume um papel de estabilizador, promovendo a cooperação institucional na resolução de problemas estruturais, uma postura que será certamente avaliada pelos candidatos que pretendem suceder-lhe.
Marcelo Rebelo de Sousa elogia 'intervenção de choque' do Governo na habitação
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou publicamente as medidas para a habitação apresentadas pelo Governo, classificando-as como uma necessária 'intervenção de choque'. Este apoio explícito a uma das principais iniciativas do executivo marca um momento de sintonia entre Belém e São Bento numa área de elevada sensibilidade social e política. Em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado considerou o conjunto de medidas um 'pacote muito amplo e muito forte', sublinhando que a gravidade da situação da habitação no país exigia uma resposta desta natureza. Marcelo Rebelo de Sousa destacou positivamente a capacidade do Governo de mobilizar financiamento externo, referindo-se aos fundos do Banco Europeu de Investimento como 'uma conquista'. A iniciativa de ir 'buscar mais dinheiro à Europa' foi vista pelo Presidente como 'uma boa ideia do executivo', demonstrando o seu apreço pela estratégia financeira adotada para alavancar a construção e a reabilitação de imóveis.



Artigos
3Política
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As duas maiores centrais sindicais portuguesas, CGTP e UGT, anunciaram a realização de uma greve geral nacional a 11 de dezembro, marcando um momento histórico: será a primeira paralisação conjunta em 12 anos. O anúncio foi feito este sábado, 8 de novembro, pelo secretário-geral da CGTP, Tiago Oliveira, durante um discurso na Praça dos Restauradores, […] O Artigo CGTP e UGT convocam greve geral para 11 de dezembro, a primeira em 12 anos. o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Declarações foram feitas em resposta ao primeiro-ministro, que falou em captura das centrais sindicais por interesses de partidos políticos.

Na terça-feira, Luis Filipe Menezes tomou posse como presidente daquela autarquia do distrito do Porto, terminando um ciclo de 12 anos de governação socialista.

Manifestação da CGTP contra o pacote laboral, com anúncio de greve geral







