Marcação Oficial das Eleições Presidenciais para 18 de janeiro de 2026
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou oficialmente as próximas eleições presidenciais para o dia 18 de janeiro de 2026. Esta decisão estabelece o calendário definitivo para a sucessão em Belém e desencadeia os prazos legais para a apresentação de candidaturas e a organização do ato eleitoral. A escolha da data, formalizada através de um decreto presidencial publicado no Diário da República, foi justificada pelo Chefe de Estado com a intenção de evitar a sobreposição de momentos-chave do processo eleitoral com datas festivas. Marcelo Rebelo de Sousa já havia manifestado a sua inclinação para esta data em meados de setembro, com o objetivo de impedir que o prazo limite para a entrega de candidaturas coincidisse com o Natal e que uma eventual segunda volta ocorresse no domingo de Carnaval. Com o primeiro sufrágio a 18 de janeiro, uma segunda volta, que por lei acontece 21 dias depois, realizar-se-á a 8 de fevereiro de 2026, evitando assim o fim de semana de Carnaval, que em 2026 seria a 15 de fevereiro. A Lei Eleitoral do Presidente da República estipula que a data do primeiro sufrágio deve ser marcada com uma antecedência mínima de 60 dias e realizar-se nos 60 dias anteriores ao termo do mandato do Presidente cessante, que termina a 9 de março de 2026. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 dias antes da data da eleição, devendo ser propostas por um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 cidadãos eleitores.



Artigos
5
O Orçamento do Município da Guarda para o próximo ano, no valor de 99,4 milhões de euros (o segundo maior na história do município) não recebeu, tal como tinha acontecido na reunião do executivo municipal, qualquer voto contra na sessão da Assembleia Municipal, realizada na Segunda-feira, tendo 60 deputados votado favoravelmente e 21 optado pela […] O conteúdo Orçamento da Câmara da Guarda aprovado na Assembleia Municipal sem qualquer voto contra aparece primeiro em Todas as Beiras.

Operação Natal e Ano Novo.

Debates longos, avisos firmes e uma noite tensa em Palmela. Presidente da Assembleia impõe regras e evita excessos. O conteúdo Pulso firme segura Assembleia de Palmela numa noite de tensão aparece primeiro em Jornal Concelho de Palmela.

As autoridades turcas avançam que há cinco mortos a registar. Ainda, André Ventura rejeita a decisão do Tribunal, diz que não retira os cartazes que colocou com críticas a minorias étnicas.







