Ao utilizar uma linguagem forte, o candidato procura posicionar-se como uma voz de rutura, disposto a abordar problemas sistémicos que outros políticos evitam. Esta abordagem visa captar o descontentamento popular com os serviços públicos e apresentar-se como o único candidato com a coragem para implementar as mudanças necessárias, associando a inação política a uma forma de cumplicidade com a corrupção.
Cotrim de Figueiredo acusa SNS de ser "corrupto" e exige reformas
O candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo intensificou as suas críticas ao estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS), classificando-o como "corrupto" e defendendo que a ausência de reformas estruturais é "irresponsável". Durante uma ação de campanha em Vila Nova de Gaia, onde apresentou o seu manifesto eleitoral, Cotrim de Figueiredo afirmou que não reformar o SNS é ser "cúmplice desta corrupção". O candidato apoiado pela Iniciativa Liberal argumentou que o adiamento de reformas está a minar a confiança dos portugueses na democracia, criando uma quebra no "elo de confiança entre quem governa e os eleitores". Para Cotrim de Figueiredo, a situação no SNS é sintomática de um problema mais vasto de degradação das instituições e da relação entre os cidadãos e o Estado.



Artigos
3
D. João Lavrador escreveu mensagem de Ano Novo e Dia Mundial da Paz 2026, lembrando «focos de guerra que tendem a alastrar-se» Viana do Castelo, 24 dez 2025 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo destacou a urgência de despertar “para a causa da paz frente à violência e à guerra”, na mensagem de […]

Aludindo ao que aconteceu no Lar de Garvão, do qual é proprietário e que foi fechado pela Segurança Social, no domingo, Sérgio Delgado argumentou que houve um “aproveitamento político desta situação”, associado à sua “condição de vereador”. “Sempre soube separar de forma clara a minha atividade política da minha atividade profissional. Ainda assim, e face […] O conteúdo Proprietário de lar em Garvão demite-se de vereador após morte de idoso aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Em comunicado, os sociais-democratas lamentam a «amargura» e o «ressentimento» do movimento independente, que dizem ter levado a oposição a chumbar o Pacote Fiscal para 2026

O candidato presidencial criticou o último debate entre Marques Mendes e Gouveia e Melo, por considerar que faltou o foco no país e nas soluções para "os problemas concretos dos portugueses"





