Marcelo Rebelo de Sousa Anuncia Abdicação de Pensão e Gabinete de Ex-Presidente
Na reta final do seu segundo e último mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que irá prescindir da pensão vitalícia a que teria direito como ex-Chefe de Estado. A decisão foi acompanhada pela intenção de remeter para o seu sucessor a decisão sobre a atribuição de um gabinete. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que ficará apenas com "a pensão correspondente às funções que exerci antes de ser Presidente", um gesto que marca o seu afastamento da vida política ativa e que contrasta com a prática de anteriores presidentes. Além de abdicar da pensão, o Presidente revelou que a decisão sobre a constituição de um gabinete de ex-Presidente, com assessor e motorista, caberá a quem o suceder em Belém. Este anúncio surge num momento em que uma sondagem da Universidade Católica indica que Marcelo Rebelo de Sousa terminará o seu mandato com uma taxa de aprovação de 72%, um valor consideravelmente superior aos 48% de Aníbal Cavaco Silva no final do seu segundo mandato. Para assegurar uma transição suave, o atual Chefe de Estado planeia convidar o Presidente eleito para um almoço no Palácio de Belém no dia seguinte às eleições, com o objetivo de "passar a pasta da transição" e partilhar informações relevantes sobre assuntos internos e internacionais. Estas decisões de Marcelo Rebelo de Sousa definem o legado de um mandato marcado por uma grande proximidade com os cidadãos e preparam o terreno para a sua sucessão.



Artigos
7
As duas propostas apresentadas pelo Partido Socialista na mais recente reunião da Câmara Municipal foram rejeitadas, após votação desfavorável do PSD, da Iniciativa Liberal e do Chega. Uma das propostas dizia respeito à criação de um Portal da Transparência, que previa a divulgação pública das declarações de interesses, rendimentos e património do presidente, vereadores e […] The post PS vê rejeitadas duas propostas na reunião da Câmara Municipal first appeared on Terras de Gaia.

Os dois candidatos presidenciais estiveram frente a frente esta segunda-feira na TVI e na CNN Portugal.

O frente a frente entre Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes deu por terminado o ciclo de 28 debates. Mas quem venceu o derradeiro debate? Os comentadores SIC, Ângela Silva, Daniel Oliveira, José Gomes Ferreira e Nuno Ramos de Almeida avaliam a prestação dos candidatos e dão as respetivas notas.

Enquanto decorria o Benfica Famalicão, para o campeonato nacional, o último debate televisivo destas presidenciais disputava a atenção dos portugueses. E se, na Luz, o jogo estava morno, nos estúdios da TVI/CNN vimos um Henrique Gouveia e Melo em modo de permanente ataque à baliza de Luís Marques Mendes. A resposta à primeira pergunta, […]







