A sua morte, vítima de cancro no pâncreas, gerou uma onda de homenagens em todo o mundo, celebrando um legado de justiça com humanidade. Frank Caprio serviu no Tribunal de Providence, em Rhode Island, até 2023, mas foi através do programa de televisão ‘Caught in Providence’ que a sua fama transcendeu as fronteiras dos Estados Unidos. Os vídeos dos seus julgamentos, frequentemente envolvendo casos simples de infrações de trânsito ou estacionamento, tornaram-se virais nas redes sociais, alcançando milhões de visualizações.
O que cativava o público era a sua capacidade de olhar para além da infração e ver a pessoa, ouvindo as suas histórias com paciência e, muitas vezes, encontrando soluções criativas e humanas que uniam justiça e compaixão.
As suas decisões eram frequentemente pautadas pelo bom senso e por uma empatia genuína, levando-o a ser apelidado de “o juiz mais simpático do mundo”.
A sua família confirmou a notícia da sua morte, pedindo aos seus admiradores que, em sua memória, “espalhassem um pouco de gentileza”.
O seu legado perdura como um exemplo de como a autoridade pode ser exercida com dignidade, respeito e um profundo entendimento da condição humana, deixando uma marca indelével no sistema judiciário e no coração de milhões de pessoas.